A perpetuação do poder pela hereditariedade à la brasileira: o direito sucessório brasileiro e sua contribuição para a desigualdade social no país

Autores

Matheus Rodrigues Campos Mendes

Palavras-chave:

Desigualdade social no Brasil, Direitosucessório brasileiro, hereditariedade à la Brasileira

Sinopse

O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar como a construção do País foi realizada para que uma pequena parte da população conseguisse manter o status quo, desfrutando de regalias e privilégios, utilizando de normas legais para a perpetuação e transferência do poder, seja ele econômico ou social – no Brasil os dois se difundem. Como objetivo especifico, tem-se a apresentar como a aplicação do Direito Sucessório tem como finalidade a predominância da elite burguesa, o que traz como produto uma desigualdade social perversa. A metodologia teve como base a pesquisa e revisão bibliografia. Desfrutando-se de bibliografias diversas, o presente trabalho realiza uma estrutura cronológica dos fatos que construíram o País, com objetivo de demonstrar as mazelas do sistema Brasileiro, de sua colonização à contemporaneidade, com foco na utilização do Direito Sucessório para a perpetuação do poder das elites. Por fim, pretende-se finalizar com a crítica ao sistema em si, apresentando soluções para o problema em questão, com possibilidades de caminhar rumo a um Brasil único, justo, que conhece a sua história, e assim, evolui através do conhecimento. 

Referências

MENDES, Matheus Rodrigues Campos. A perpetuação do poder pela hereditariedade à labrasileira: o direito sucessório brasileiro e sua contribuição para a desigualdade social no país. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Direito) – Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

Downloads

Próximo

30 novembro 2020