Os efeitos da precarização da vida no sistema prisional em tempos de pandemia

Autores

Amanda Ferraz Rodrigues de Almeida

Palavras-chave:

direto penal, sistema prisional, coronavírus, violação das garantias constitucionais

Sinopse

O presente trabalho tem como finalidade analisar a situação do sistema prisional em tempos de pandemia e apresentar as principais violações das garantias constitucionais dos presos. Tem-se conhecimento de que os cidadãos que estão privados de liberdade, são detentores de direitos fundamentais, conforme previsão na Constituição Federal de 1988. O sistema prisional encontra-se em uma situação de total abandono governamental, podendo-se destacar como os principais problemas a superlotação, a alimentação e a assistência médica escassa para com os presos, tornando-se um ambiente próprio para a propagação da Covid-19. Para concretização de tal objetivo serão analisados os acontecimentos no sistema prisional, por meio de metodologia de pesquisa qualitativa, que tem como foco descrever, demonstrar e analisar os aspectos relacionados ao tema. A análise será desenvolvida com enfoque nos princípios da dignidade da pessoa humana, a vedação da prática de tortura no Brasil, a violação das garantias constitucionais, a não aplicabilidade das leis do ordenamento jurídico e a superlotação das cadeias.

Referências

ALMEIDA, Amanda Ferraz Rodrigues de. efeitos da precarização da vida no sistema prisional em tempos de pandemia. 2021. 49f. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

Capa vermelha, simulando uma capa de monografia fisica. Com o nome da Instituição, nome do curso, nome do aluno centralizados no topo da página, título centralizado na página, e cidade e ano centralizado ao final da página.

Downloads

Publicado

16 junho 2021