ORÇAMENTO DE CONEXÃO COM INVERSÃO DE FLUXO NO POSTO DE TRANSFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Energia Solar, Orçamento de Conexão, Inversão de Fluxo, Impactos e soluções da inversão de fluxoSinopse
A quantidade de usinas de geração distribuída, especialmente as fotovoltaicas, tem aumentado significativamente no Brasil e espera-se que esse crescimento continue nos próximos anos.
Durante esta pesquisa, foi observada uma grande evolução da geração distribuída conectada, principalmente, entre os anos de 2022 e janeiro de 2023, devido aos consumidores buscarem manter os benefícios anteriores à promulgação da lei 14.300 de 06 de janeiro de 2022.
O presente trabalho foi elaborado para discutir os impactos causados pela reversão do fluxo de energia causado pelo excesso de geração distribuída e as alternativas disponíveis para viabilizar a conexão de novos consumidores, conforme estabelece o Art. 73 da REN ANEEL n° 1000/2021.
Seu principal objetivo é apresentar as alternativas consideradas, suas análises e simulações, destacando as opções viáveis para permitir uma injeção permanente de energia que atenda ao consumidor. Os prós e contras das diferentes formas analisadas são listados.
Neste contexto, discutem-se tecnologias de armazenamento de energia, com foco no uso de baterias, que podem trazer benefícios no sistema de distribuição que vão além de conter a reversão do fluxo de energia.