Efeitos das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar da produção de cachaça artesanal em substituição parcial ao cimento Portland na confecção de concreto celular espumoso
Palavras-chave:
Sustentabilidade. Concreto celular espumoso. Cinza do bagaço de cana-de-açúcar. Argamassa. Concreto. Resíduos.Sinopse
A construção civil, em constante crescimento, busca métodos mais sustentáveis e materiais ecoeficientes. A redução das emissões de carbono na produção de cimento é uma prioridade. Os Materiais Cimentícios Suplementares (MCS), como a cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBCA), um subproduto da indústria sucroalcooleira e rico em sílica amorfa, apresenta como uma pozolana eficaz para aprimorar propriedades de compósitos cimentícios. O Concreto Celular Espumoso (CCE), variante do concreto leve, é viável economicamente e dispensa equipamentos especiais na sua produção. Na construção sustentável, a incorporação da CBCA como substituto parcial do aglomerante não apenas reduziu o consumo de cimento Portland na fabricação do CCE, mas também melhorou significativamente a resistência à compressão, ultrapassando os 5 MPa exigidos pela norma. O estudo revelou ganhos notáveis de resistência ao longo do tempo, destacando o traço com 10% de CBCA (CBCA10%) como o mais eficaz, superando o traço de referência (REF) em todas as idades testadas. O traço com 20% de CBCA (CBCA20%) apresentou a melhor evolução nos ganhos de resistência entre 7 e 28 dias. Quanto à absorção de água, os traços com CBCA mostraram aumento proporcional ao teor de cinza, sendo o CBCA20% significativamente mais absorvente (20,10%) em comparação com o REF, enquanto o CBCA10% registrou absorção mínima. Em relação à massa específica, o CBCA10% apresentou leve ganho percentual, enquanto o CBCA20% teve uma diminuição de 7,33% em relação ao REF. Esses resultados fortalecem a viabilidade do uso da CBCA na produção do CCE, contribuindo para práticas construtivas mais sustentáveis e alinhadas aos desafios ambientais do setor.
Referências
MORAIS, Ivan Batista.Efeitos das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar da produção de cachaça artesanal em substituição parcial ao cimento Portland na confecção de concreto celular espumoso. 2023. 71f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.