Contingências financeiras, falhas gestionárias e declínio patrimonial organizacional decorrentes da pandemia do Covid-19: apontamentos a partir de uma pesquisa bibliográfica

Autores

Brenda Gabrielle Florentino Ambrosio
Thaís Gonçalves de Oliveira

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Fatores Externos e internos, Crise, Pandemia

Sinopse

Esta pesquisa apresenta como tema central, o estudo dos fatores, internos e externos, que podem acelerar o processo de falência ou de degradação do patrimônio de uma empresa, tendo como objetivo identificar os fatores de vulnerabilidade e buscar possíveis soluções. Baseando-se em pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, realizada através de coleta de dados por meio da seleção de descritores relacionados ao tema. No referencial teórico foram abordados os fatores gestionários que podem causar, ou acelerar a degradação de um estabelecimento empresarial e a falência econômica, até de empresas consolidadas. Serão citados fatores como: a falta de estrutura organizacional; a falta de bons profissionais contábeis; a falta de ética; entre outros. Teremos, contudo, maior foco nos fatores externos, como crises econômicas e crises globais, levando como exemplo principal a pandemia de Covid-19 e seus impactos para a saúde financeira de várias organizações, tal qual, para seus impactos na economia mundial. A análise de dados foi realizada através de exploração do conteúdo acima relacionado, e os resultados preliminares apontam para a mudança da gestão do desempenho empresarial.

Referências

AMBROSIO, Brenda Gabrielle Florentino; OLIVEIRA, Thaís Gonçalves de. Contingências financeiras, falhas gestionárias e declínio patrimonial organizacional decorrentes da pandemia do Covid-19: apontamentos a partir de uma pesquisa bibliográfica. 2022. 26f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis ) - Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

Downloads

Publicado

20 dezembro 2022