Treinamento como mecanismo de prevenção de acidentes e incidentes: estudo de caso em uma construtora em Belo Horizonte, Minas Gerais
Palavras-chave:
Construção Civil, Saúde e Segurança do Trabalho;, Acidentes, TreinamentoSinopse
O presente estudo aborda a Saúde e Segurança do Trabalho (SST), na Construção
Civil (CC) onde o foco foi dado na importância do treinamento dos profissionais deste setor como uma das mais importantes ferramentas para redução dos números de acidentes e incidentes no universo comum aos canteiros de obras. A reflexão conta com a metodologia de revisão bibliográfica sobre o contexto dos canteiros de obras e um estudo de caso acerca da identificação dos riscos de incidentes e acidentes demonstrando a necessidade de procedimentos e medidas que possam garantir a execução das atividades comuns à construção civil com segurança através de uma proposta de treinamento. O objetivo do estudo foi identificar os riscos presentes em um canteiro de obras localizado na região noroeste de Belo Horizonte, Minas Gerais e considerar as bases normativas para elaboração de um programa de treinamento na Gestão de Segurança do Trabalho com foco na prevenção de acidentes e incidentes no canteiro de obras. Como resultados verificou-se que existem riscos significativos de acidentes e incidentes de trabalho no canteiro de obras observado e por meio de treinamentos, o supervisor e trabalhadores, são instruídos também sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção de Segurança, que se dividem em equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva relativos ao risco de cada atividade e possibilita verificar diariamente a regularidade desses equipamentos. Deve-se focar na utilização de sinalização, que indica e descreve a presença de riscos inerentes ao trabalho, indicando movimentações verticais e horizontais que possam ser realizados no local. Ao lado desse método faz-se uso também de tecnologias capazes de viabilizar as tarefas com o máximo de segurança e mínimo desgaste para os trabalhadores. Concluiu-se que o treinamento para a prevenção de acidentes no canteiro de obras deve conceber o espaço existente para se trabalhar a melhoria das condições de trabalho. É preciso fomentar a conscientização e um treinamento de trabalhadores do canteiro de obras visando a adoção de práticas seguras dentro dos canteiros de obra.
Referências
LIMA, Alessandra Costa; OLIVEIRA, Ludmila Julia Bittecourt de Souza Pereira de; OLIVEIRA, Reinam Pereira. Treinamento como mecanismo de prevenção de acidentes e incidentes: estudo de caso em uma construtora em Belo horizonte, Minas Gerais. 2021. 81f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.