Reaproveitamento dos resíduos sólidos de demolição em obras da construção civil: processo de reciclagem da usina BR 040 PBH/SLU
Palavras-chave:
Reciclagem, Reutilização, Resíduos, Construção, UsinaSinopse
Um método bem difundido é a reciclagem de materiais como: metais, papel e vidro, no entanto, ainda há pouca abrangência no reaproveitamento dos resíduos de concreto da construção civil. O presente trabalho abordará o processo de reciclagem dos resíduos sólidos de demolição gerados na cidade de Belo Horizonte/MG e região, bem como serão apresentados os benefícios da aplicação deste material em novas obras. Pretende-se identificar através deste estudo, métodos efetivos para o reaproveitamento dos RCCD, transformando-os em insumos ecoeficientes para a cadeia produtiva da construção civil, um exemplo é o trabalho realizado pela SLU/PBH, que possui grande relevância neste setor, no entanto, diante da falta de investimentos, a usina não atende a demanda de resíduos gerados, assim, as empresas da ICC têm um novo mercado a ser explorado, pois a reciclagem e reaproveitamento de RCCD trazem benefícios ambientais, econômicos e sociais. Ao final o leitor terá uma visão crítica e reflexiva quanto ao desenvolvimento do Brasil na seara da construção civil, e quais as possibilidades de preservação do meio ambiente, através da inserção dos insumos e subprodutos gerados no processo de reciclagem e reaproveitamento de RCCD.
Referências
MOTA, Marcia Cristina ; GOMES JÚNIOR, Teobaldo Esteves . Reaproveitamento dos sólidos de demolição em obras da construção: processo de reciclagem da usina BR 040 PBH/SLU. 2018. 63f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.