Análise comparativa de viabilidade ambiental e eonômica de três métodos de contenção em encostas em uma área situada no município de Pará de Minas/MG

Autores

Deny Figueiredo Alves
Lázaro César Rita
Leonardo Gonçalves Almeida
Ulisses Domingos Pereira Júnior

Palavras-chave:

Processos erosivo, Métodos de contenção, Muro de Gabião, Terramesh ®, Muro de Arrimo

Sinopse

Encostas naturais se definem em superfícies de ângulos inclinados, cuja base é de natureza terrosa, rochosa ou mista, originados por diferentes processos geológicos e geomorfológicos,em decorrência de ações antrópicas e/ou naturais, essas encostas sofrem alterações em sua forma, o que é denominado processo erosivo. Por isso, é de extrema importância que este problema seja evitado e/ou controlado. Métodos de contenção são obras civis construídas, que têm como função prover a estabilidade de maciços de terra ou rocha, prevenindo sua ruptura. No presente estudo alguns métodos estão sendo apresentados, com ênfase em três, dentre eles: Muro de gabião, Terramesh® e Muro de Arrimo.O estudo desse métodos tem a importância de averiguar as diferenças relativas em relação à viabilidade ambiental e econômica entre eles, para implantação em uma área do empreendimento habitacional Villa Atlântica. Estas análises comparativas foram necessárias para a escolha correta da estrutura do tipo Gabião, que melhor se adaptou às condições do local e  presentou maiores vantagens ambientais e econômicas.

Referências

ALVES, Deny Figueiredo ; RITA , Lázaro César ; ALMEIDA, Leonardo Gonçalves; PEREIRA JUNIOR, Ulissees Domingos . Análise comparativa de viabilidade ambiental e econômica de três métodos de contenção em encostas em uma áreea situada no município de Pará de Minas / MG. 2018. 85f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

Capa da cor rosa simulando capa de monografia física.

Downloads

Publicado

1 junho 2018