Um sistema de informação gerencial para captação de clientes: o caso da organização imobiliária LTDA
Sinopse
O objetivo deste estudo é propor a estruturação de um sistema de informação gerencial, visando a maximização de captação de clientes. O que caracteriza a pesquisa é o estudo de caso, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos na Organização Imobiliária S/C Ltda., através de fonte primária, para auxiliar no diagnóstico e tratamento do problema. A análise dos dados foi, predominantemente, a qualitativa do caso estudado. Utilizou-se, para tanto, a análise documental. A fundamentação teórica discute o Sistema de Informação Gerencial (SIG) como um elemento estratégico para captação de clientes. Nesse sentido, são apresentadas as ferramentas de auxílio para a estruturação de um SIG. Trata-se do gerenciamento de processos, que tem como objetivo verificar se o sistema capacitou a tomada de decisões da imobiliária quanto à correção para captação de clientes em tempo hábil, quando se alteram as condições antes planejadas. A análise de resultados mostrou que a estruturação do sistema de informações gerenciais maximiza a captação de clientes, bem como proporciona mais vantagem competitiva à imobiliária. Com base em estudo teórico e prático, estabeleceu-se um modelo, sendo tudo feito da melhor forma para que aconteça a venda do imóvel, o que é descrito detalhadamente neste trabalho.
Referências
RODRIGUES, Dário. Um sistema de informação gerencial para captação de clientes: o caso da organização imobiliária LTDA. 2004. 51f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.