Gestão da qualidade no serviço público: Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (APM)
Palavras-chave:
Gestão da qualidade, Ferramentas da qualidade, Academia de Polícia Militar de Minas GeraisSinopse
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os conceitos de gestão da qualidade no setor público e as ferramentas de gestão da qualidade no âmbito da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APM), com o intuito de verificar sua contribuição para a eficácia e eficiência no processo de gestão da Instituição, por intermédio da percepção da opinião de servidores e militares ligados diretamente ao setor de ensino. Buscou-se através do referencial teórico conhecer os conceitos e características atinentes ao tema, bem como os tipos de ferramentas de qualidade que podem ser empregados de acordo com a necessidade do gestor. Empregou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa aplicada que é direcionada à solução do problema, as pesquisas explicativas e descritivas para explicar e analisar mais aprofundamente o fenômeno, a técnica foi a de coleta de dados com o emprego da pesquisa qualitativa e quantitativa e o procedimento adotado foi o monográfico. Concluiu-se através da pesquisa que em sua maioria os resultados foram satisfatórios, mas deve-se ressaltar a falta de investimento no desenvolvimento e conhecimento profissional, bem como na estrutura tecnológica para os servidores e física para os discentes.
Referências
LEMOS, Vilmo Gonçalves. Gestão da qualidade no serviço público: Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. 2013. 86f. Plano de negócio (Graduação em Administração) - Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.