Emprego das medidas sócio educativas no Brasil
Palavras-chave:
Estatuto da criança e do adolescente, Direitos, Medidas Sócio educativas, ReeducarSinopse
Este estudo buscou compreender o emprego das medidas sócio educativas no Brasil, sendo este um tema complexo que envolve questões econômicas, sociais, familiares, educacionais, buscando refletir as possíveis intervenções com vistas a minimizar este quadro através da prevenção da criminalidade. Apresentou como objetivo geral abordar a responsabilização penal do adolescente infrator que ocorre por meio das medidas socioeducativas e posteriormente tentar esclarecer os motivos da reincidência dos menores. Na discussão de resultados analisou-se os direitos da criança e do adolescente, a partir da criação do Estatuto da criança e do adolescente (ECA), e também da criação do SINASE como mecanismo de execução das medidas socioeducativas. Apesar de todo este aparato legal, fica claro a ausência da família e a escassez de politicas e programas sociais capazes de reeducar e ressocializar o adolescente infrator. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, visto que baseou-se em um levantamento bibliográfico de pesquisas em revistas eletrônicas e periódicos inseridos na biblioteca virtual Scielo, revistas eletrônicas e Google Acadêmico. Conclui-se que a doutrina da proteção integral prevista no ECA, não está plenamente efetivada. A eficácia das medidas socioeducativas, em relação autor de ato infracional, vai depender de recursos que possibilitem a execução das medidas e que forneçam condições pedagógicas para sua reinserção ao meio social, sendo necessária a efetivação de políticas públicas que lhes garantam alimentação, educação, saúde, cultura, lazer, profissão, aliados ao compromisso de todos os envolvidos na realidade deste menor infrator.
Referências
SILVEIRA, Lucas Costa. Emprego das medidas sócio educativas no Brasil. 2021. 27f. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.