Os impactos da cultura de cancelamento

Autores

João Victor dos Santos Reis

Palavras-chave:

Cancelamento Virtual, Linchamento Virtual, Liberdade de expressão, Intolerância, politicamente correto

Sinopse

O cancelamento virtual é uma prática contemporânea que é observada e debatida em todas as esferas da sociedade por conta de seu potencial lesivo para as pessoas e para a sociedade. O objetivo principal deste artigo é apresentar este tema de forma clara e eventualmente demonstrar os impactos deste comportamento na vida de alguém, utilizando-se de um caso recente e veiculado na mídia. Usando de uma convergência equilibrada de metodologia comparativa e dialética, o artigo expõe os ditames mais recentes sobre o tema de juristas e doutrinadores que discutem o tema, para que através dele, se observe o grau de periculosidade que contém esta prática e que se reflita sobre isto. Assim, apresenta-se o ponto de vista jurídico envolto neste movimento e como o Estado e a vítima podem lidar com ele, utilizando de leis atuais que já visam proteger o indivíduo dos eventuais exageros contidos nele. Por fim, um tema tão moderno requer linguagem e abordagem compatíveis com seu tempo, inserindo o tema nos debates mais relevantes num mundo cada vez mais digital.

Referências

REIS, João Victor dos Santos. Os impactos da cultura de cancelamento. 2021. 13f. Artigo (Graduação em Direito) – Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

Capa vermelha, simulando uma capa de monografia fisica. Com o nome da Instituição, nome do curso, nome do aluno centralizados no topo da página, título centralizado na página, e cidade e ano centralizado ao final da página.

Downloads

Publicado

26 novembro 2021