Inclusion and Rights of Autistists: emphasis on inclusive education with a highlight in the analysis of (dis) compliance with the standards by school managers
Keywords:
Professional training, Education inclusive, Fundamental rights, Autistic Spectrum DisorderSynopsis
Este trabalho tem como objetivo analisar a inclusão escolar do portador de
autismo e a existência ou não do cumprimento da lei
12.764/12
por parte dos
gestores escolares na aceitação da matrícula do aluno com Transtorno de Espectro
Altista
–
TEA.
O despreparo pedagógico de professores para lidar com alunos
especiais é fato comprovado pela literatura
e
reforça os objetivos da presente
discussão.
Demonstrar
-
se
-
á o quão é importante
à
capacitação dos gestores
educacionais no atendimento e no desenvolvimento pessoal e social dos portadores
de necessidades especiais.
Tratar
-
se
-
á, em especial, do direito à
inclusão escolar
do portador de TEA para garantia de seus direitos fundamentais, bem como da
efetividade da norma na concretização de tais direitos.
A escola
tem como
papel
principal o de
forma
ção
, socializa
ção
e
inclusão,
sendo
extremamente necessário
par
a o desenvolvimento de qualquer cidadão, inclusive para os portadores de
necessidades especiais
. A
metodologia
utilizada
envolveu
pesquisa
s
bibliográfica
s
através de doutrinas
, artigos e legislações sobre o tema
,
além de demonstrar o
que
está determinad
o
em lei e descrever a
realidade d
os portadores desse transtorno e
da busca por professores capacitados a lidar com educação inclusiva
.
References
PAULA, Claudia Rodrigues de; SERRA, Fernanda Camargos Ferreira; PEIXOTO, Joziane de Souza. Inclusão e direitos dos autistas: ênfase na educação inclusiva com destaque na análise do (des) cumprimento das normas pelos gestores escolares. 2020. 30f. Artigo (Graduação em Direito) – Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
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November 27, 2020
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