Sistema de navegação global por satélite : erros relacionados ao efeito do multicaminhamento
Keywords:
GNSS, Propagação dos sinais, Multicaminhamento, Erros, TEQCSynopsis
Por mais avançados que sejam os sistemas de posicionamento e navegação, eles sempre possuem certos limites que o estágio de desenvolvimento em questão ainda não foi capaz de superar. E isto vale mesmo para métodos já extremamente avançados como o atual Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS). Mesmo este sistema de vanguarda apresenta erros sistemáticos e difíceis de serem modelados em função de sua natureza aleatória. Sabe-se que sinais de radiofrequência são emitidos por satélites e recebidos por receptores GNSS. Estes sinais são, muitas vezes, refletidos por estruturas físicas (como prédios, carros, pontes etc.) presentes em circunstâncias que não podem ser evitadas – este efeito é conhecido como multicaminhamento e é um erro difícil de ser tratado por sua complexidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o propósito de descrever a dinâmica do multicaminhamento e investigar e comparar as melhores técnicas e posturas disponíveis para evitar ou minimizar este efeito. O multicaminhamento pode ser quantificado pelo software TEQC, projetado para realizar a tradução, a edição e o controle de qualidade dos dados GNSS. A relevância desta pesquisa está exatamente no fato de que estes sinais transportam dados indispensáveis, como a medição da distância e do tempo, para o correto posicionamento de uma coordenada na Terra. Interferências durante a propagação destes sinais podem ocasionar erros inadmissíveis e/ou custosos para projetos de engenharia. Este trabalho contou com ampla pesquisa bibliográfica, e tinha o objetivo de realizar estudos práticos de campo. Porém, a pandemia do COVID-19, dificultou a pesquisa de campo, prevista para ser realizada na Faculdade de Engenharia de Minas Gerais. Assim, os dados GNSS, necessários para a avaliação do multicaminhamento, foram coletados pelo download das estações da RBMC do Estados de Minas Gerais do ano de 2020, disponíveis no site do IBGE. Para cada arquivo de dados destas estações, um intervalo de 4 horas de rastreio foi escolhido e, em seguida, foram todos processados pelo serviço de PPP do IBGE; em sequência, cada uma foi subtraída com os resultados de suas respectivas coordenadas oficiais disponibilizadas pelo relatório descritivo do IBGE do ano de 2020. Essa diferença teve como resultado o valor da acurácia de cada uma das coordenadas das estações em questão. Ainda, obteve-se o valor do multicaminhamento de cada uma dessas estações com o uso do software TEQC. Com todos esses dados coletados e disponíveis foi possível comparar, com a ajuda de gráficos, como o multicaminhamento afetou o valor da acurácia para cada uma dessas 14 estações. Baseado nos dados e na metodologia utilizada nesta pesquisa, os resultados apontaram não ser possível associar os valores obtidos da acurácia das estações escolhidas da RBMC com o efeito do multicaminhamento quantificado pelo TEQC.
References
DAVI, Fábio Cristian. Sistema de navegação global por satélite: erros relacionados ao efeito do multicaminhamento. 2021. 112f. Monografia (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021