Trabalho e qualidade de vida: um estudo de caso sobre os impactos do trabalho na qualidade de vida dos agentes penitenciários internos da Penitenciária José Maria Alkimin - PJMA

Authors

Alessandra de Fátima Silva
Beatriz da Silva Coelho
Lilian Daise Alves Novais

Keywords:

Qualidade de vida no trabalho, Sistema Prisional, Agentes de segurança pública

Synopsis

Neste estudo tem-se a avaliação do nível de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos agentes de segurança penitenciária (ASP) de acordo com a percepção dos mesmos. Realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário formulado com base no modelo de QVT de Walton (1973), composto por oitocritérios. Por meioda análise dos dados, constatou-se queos fatores negativos são: más condições de trabalho em relação à estrutura e salubridade; falta de oportunidade de expor novas ideias e iniciativas; impactos negativos do trabalho no convívio familiar. Como aspectos que não chegam a ser prejudiciais, mas podem ser melhorados, tem-se: incentivo aos estudos; valorização profissional; benefícios e salário. Em contrapartida, a maioria dos agentes de segurança pública se sente satisfeita quanto aos seguintes critérios: prêmio por produtividade; equipamentos de segurança; crescimento e segurança no trabalho; comprometimento da equipe; respeito aos direitos do trabalhador; horário; imagem da organização perante a sociedade.

 

References

SILVA, Alessandra de Fátima; COELHO, Beatriz da Silva ; NOVAIS, Lilian Daise Alves. Trabalho e qualidade de vida: um estudo de caso sobre os impactos do trabalho na qualidade de vida dos agentes penitenciários internos da Penitenciária José Maria Alkimin - PJMA. 2014. 48f. Monografia (Graduação em Administração ) - Faculdade Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

Capa da cor azul simulando capa de monografia física.

Downloads

Published

April 13, 2014